domingo, 18 de abril de 2010

FLÔR DO PANTANO


O SIGNIFICADO DA LÓTUS.


O  significado original deste simbolismo pode ser visto pela semelhança seguinte: Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência Iluminada (bidhicitta), a incomparável jóia (mani) na flor de lótus (padma). Assim, o arahant (santo) cresce além deste mundo e o ultrapassa. Apesar de suas raízes estarem na profundidade sombria deste mundo, sua cabeça está erguida na totalidade da luz. Ele é a síntese viva do mais profundo e do mais elevado, da escuridão e da luz, do material e do imaterial, das limitações da individualidade e da universalidade ilimitada, do formado e do sem forma, do Samsara e do Nirvana.
Se o impulso para a luz não estivesse adormecido na semente profundamente escondida na escuridão da terra, o lótus não poderia se voltar em direção à luz. Se o impulso para uma maior consciência e conhecimento não estivesse adormecido mesmo no estado da mais profunda ignorância, nem mesmo num estado de completa inconsciência um Iluminado nunca poderia se erguer da escuridão do Samsara.
A semente da Iluminação está sempre presente no mundo, e do mesmo modo como os Budas surgiram nos ciclos passados do mundo, também os Iluminados surgem no presente ciclo e poderão surgir em futuros ciclos, enquanto houver condições adequadas para vida orgânica e consciente.



lótus é um dos oito símbolos auspiciosos e uma das mais pungentes representações do ensino budista.

As raízes do lótus estão na lama, o caule cresce através da água, e essa metafora fortalece a flor perfumada que desabroxa sua beleza acima da água a cada raio de sol. Este padrão de crescimento significa o progresso da alma que mesmo adversa vindo da lama materializa-se na primavera e sobrepõe-se a todas as adversidades.

Embora haja outras plantas que nasçam acima da água, apenas o lotus que devido à força do seu caule, sobe de oito a doze centímetros acima da superfície demonstrando a sua grandesa e ezuberancia.

De acordo com o Lalitavistara, "o espírito do melhor dos homens é impecável, tal como o lótus na água enlameada que não aderem a ele."

De acordo com outro especialista, esotérico budista, "O coração dos seres é como uma lótus fechada: quando as virtudes do Buda desenvolver neles, o loto ira florescer; é por isso que Buda sempre esta representado em um lótus florescente". 















Fonte:"INTERNET"

8 comentários:

  1. Não sabia da história dessa flor. Muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. já havia lido sobre a simbologia da flor de lotus que é a elevação e expansão espiritual. Com todo esse significado nos países orientais essa flor é considerada sagrada. mto bom o post.

    se tiver um tempo acesse o meu blog.

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ótimo texto, super interessante !!

    ResponderExcluir
  4. A flor é realmente linda!!! ^^ Eu já tive uma época envolvido com essa filosofia, um ano eu diria!!! ^^ Mas, isso deu um nó entre a minha cultura e a chinesa (caso particular) que eu quero férias de uns dez anos disso! huahuahua Assim como a filosofia católica, a doltrina de Confúcio, Tao e Buda não bem apresentadas me deixaram bem mal humorado. =P Ao passo que prefiro acompanhar por exemplo em livros e no seu blog! =D Por outra pessoa, assim cara a cara pra mim não tem vez!

    Todavia, seu blog está demais! Parabéns pela postagem, muito boa mesmo!!! ^^

    Visite meu blog! =)

    Grande abraço!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. interessante, não conhecia nada sobre a flor, muito menos que era símbolo budista! hehe
    com certeza é uma das mais belas. ótimo post!

    www.floresnajanela.com
    www.apetropolitana.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho certo apreço por flores, esta em especial. Mas, não tinha conhecimento sobre alguns fatores que sitou acima. Achei sensacional, que sacada no exemplo, a comparação... enfim, obrigada isto poderá vingar um poema.

    Um abraço, se quiser e puder apareça no meu blog.

    http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Interessante não sabia sobre a história dessa flor, mais sempre é bom aprender as coisas.

    ResponderExcluir