sexta-feira, 16 de abril de 2010

Felice Leonardo Buscaglia (31 de março de 1924 - 12 de junho de 1998). Foi professor e escritor ítalo-americano, que ministrou aulas na University of Southern California - EUA, tendo sido autor de artigos para o New York Times sobre assuntos relacionados ao amor e sobre o humano. E também foi idealizador de um curso sobre Amor na própria universidade. "Ao que eu saiba, somos a única escola do país, e talvez no mundo, que tem uma disciplina chamada "Amor, 1 A", e eu o único professor bastante louco a ponto de ensiná-la"''

Olá! Eu publiquei um post sobre esse cara (c/ todo respeito), pq é um escritor q eu tomei conhecimento após ler um de seus livros, uma das edições de vivendo, amando e aprendendo, e me apaixonei pelo conteúdo do livro, fiquei pasma ao descobrir o significado de assombro, q até então p/ mim era medo de fantasma mesmo rsrsr, a simplicidade com a qual ele aborda o tema, desfaz um pouco do mistério dessa coisa tão sonhada, que é o amor, posso dizer q ele me salvou da loucura rsrs, pq até então achava q sede de viver era irresponsabilidade pura, e q juízo era uma coisa que eu tinha que tomar mas eu ñ  encontrava, dai tomava vodka mesmo e ficava bem felizzzzzzz, em outra dimensão... Atualmente ñ tomo mais juízo nem vodka, só  vibrações positivas q emanam do reggae, das palavras, dos encontros, atitudes, sentimentos...

"O que é normal? O que é certo? O que é errado? Contanto que você seja livre, tem a liberdade de selecionar e escolher as alternativas, desde que esteja disposto a aceitar a responsabilidade de ser livre. E depois que estiver experimentado suas alternativas, e elas não funcionarem como você desejaria, não me culpe. Culpe a sua escolha. Experimente outra alternativa. Você toma a decisão, pega o seu pincel, escolhe suas cores, pinta o seu paraíso e depois vive nele. Ou pinta o inferno, se quiser, mas não me culpe por isso. Só você pode ser responsável por não crer. Esqueça o que passou. Ligue-se no que é! O momento se encarrega disso”.



  • “Precisa-se de dois para ver um. Quer saber quem você é? Olhe para os olhos das pessoas à sua volta, que o amam. São as únicas pessoas que ousarão lhe dizer que você está com o nariz sujo de terra. Todos os outros no mundo vão deixá-los passar o dia todo com terra no nariz. A pessoa que o ama vai dizer: ‘Ei, você está com terra no nariz."

“Não acreditamos mais em nossas sensações. O homem não chora. Quem disse? Se o que você sente lhe dá vontade de chorar, chore. Eu choro sempre. Choro quando estou feliz choro quando estou triste, choro quando um estudante diz algo bonito, choro quando leio poesia. Se você sente alguma coisa, deixe as pessoas saberem o que sente. Você não está cansado dessas caras estóicas que não demonstram nada? Se tem vontade de rir, ria. Se gosta de alguém, diga, vá e dê-lhe um abraço. Se você acredita nisso, é isso.”

A diferença entre dizer ´eu te amo´ para um amigo ou para um amante é que, se você o disser para o amigo, ele saberá exatamente o que você quis dizer com isso.”

“O amor não pode ser capturado nem preso a uma parede. Ele foge das correntes. Se o amor deseja tomar outra direção, ele o faz; e todas as prisões, guardas, correntes e obstáculos no mundo não são suficientemente fortes para detê-lo por um segundo.”

“Há um seguro para tudo, sabia? Mas ninguém jamais fez um seguro para não ficar triste. Ninguém faz seguro para não morrer. É a coisa mais inevitável, vai acontecer com todos e todos nós. Isso nos ensina o que é o amor – é braços abertos. É a liberdade. Mantenha os braços abertos e as pessoas virão e irão – e fazem isso, de qualquer forma. Você não tem controle! “Recuso-me a permitir que você morra.’ A que você está se agarrando? Experimente a vida: agonize, grite, chore. E depois largue-a “.

“Onde quer que estejamos agora, é importante. Gosto de pensar que, onde quer que você esteja, ame aí mesmo, pois é aí que tudo começa. Você tem que começar dizendo: ‘Sim, eu me amo como sou e com todos os meus vícios e limitações, mas isso não significa forçosamente que é assim que estarei amanhã. Só significa que gosto de mim como sou agora.’ Você não pode continuar se não fizer essa declaração. Se eu pudesse ter um único desejo no mundo e uma varinha mágica, eu a agitaria sobre todos e pediria que dissessem, e que acreditassem: ‘Gosto de mim como quero que esteja bem agora, nesse minuto. Sou formidável.’ “.

“Conserve a sua dignidade; conserve a sua integridade. Ninguém pode menosprezá-lo, a não ser você”.

“Posso enfrentar o ódio, posso enfrentar a raiva, posso enfrentar o desespero, posso enfrentar qualquer coisa que esteja sentindo alguma coisa, mas não posso enfrentar o nada”.

“O que me assusta mais do que qualquer outra coisa, talvez, em nossa cultura, é a nossa falta de humor. Levamos todas as coisas tão a sério. Nós nos esquecemos de rir”.

“Os fracos é que são cruéis. Só se pode esperar a brandura dos fortes.”

“Não evite os estados negativos. Os estados negativos podem ensinar-lhe muita coisa. Não evitem pessoas que provoquem em vocês estados negativos. Temos uma tendência a dar meia-volta e ir embora, mas essas pessoas vão fazer com que você se reavalie e se veja a uma nova luz. Sally não é o que o perturba. Você é que se perturba. Ela o deixa num estado negativo porque não corresponde às suas expectativas. Bom, pior, para você! A causa de seu sofrimento não é Sally... é você. Aprenda com os seus estados negativos”.

Não me importa qual o seu adiantamento nos estudos, ainda não está em lugar nenhum”.

“Não importa quem você magoou, se aprendeu a não magoar mais. Não importam os erros que cometeu, contanto que não os torne a cometer. Contanto que você aprenda, contanto que esteja disposta a tomar sua vida nas mãos e beijá-la a partir daí. Aí, há crescimento. Aí, há vida!”

“O amor está além da esperança. A esperança é um começo. O amor é eterno.”

“Que importância tem se você deixar os outros saberem que você não é perfeito? Aí eles podem se identificar com você. Ninguém pode se identificar com a perfeição”.


“Você deve aprender que não pode ser amado por todas as pessoas. Isso é o ideal. No mundo dos homens, isso é raramente encontrado. Pode ser a melhor ameixa do mundo, madura, suculenta, doce, e oferecer-se a todos. Mas deve se lembrar de que existem pessoas que não gostam de ameixas.”

“Acreditamos que tudo o que há a descobrir está na luz, onde é fácil encontrar, quando as únicas respostas para você estão em você! Vá em frente, procure e procure, mas não vai encontrá-las lá fora! Ninguém tem as suas respostas. Só você tem suas respostas. E se pensa que pode arrumar a mala e fugir de você, vai ter uma grande surpresa. Portanto, está na hora de começar a procurar onde faz sentido procurar. O que é essencial não está lá fora. O que é essencial está mesmo dentro de você. Mas lá dentro é assustador e escuro, e não é fácil procurar no escuro.

”“O essencial não é só tomar da vida, mas também devolver alguma coisa a ela”.


“O tédio provém da rotina. A alegria, o assombro, o êxtase surgem da surpresa. A rotina leva ao tédio, e, se você está entediado, você é entediante. E se pergunta porque as pessoas não querem estar com você! Podemos escolher. Temos opções. Você pode escolher como deseja viver a sua vida. Pode escolher a alegria, a liberdade, a criatividade, a surpresa, ou a apatia e o tédio. E pode fazer essa escolha agora mesmo!”.


“É a semelhança que nos aproxima, mas é a novidade que nos conservará unidos. Seja sábio, seja estimulante, seja empolgante, partilhe as novas idéias, cresça, desenvolva-se. Nunca seja previsível!”.


“Se você quiser ser fascinante, seja imprevisível”.

“Caso não saibam, é disso que é feita a vida. Apenas momentos. Não perca-os agora”.



“Mostrem o que vocês sentem nos relacionamentos. Se tiverem vontade de chorar, chorem à vontade! Se tiverem vontade de rir, riam às gargalhadas. Gritem quando quiserem gritar. Rolem no chão. Espantem a todos”.



“A fim de se encontrar, você tem de se perder”.


14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Essas frases são daonde ? Amei todas elas ;P

    ResponderExcluir
  3. então fofi essas frases são do Leo Buscaglia, ta escrito ai em cima c ñ viu fia?!

    ResponderExcluir
  4. Autor super bacana! =) Se eu encontrar na biblioteca um livro dele darei umas pinceladas no livro hehehe! Muito bom!

    Visite meu blog!

    Abraços!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Já sei o que dar de presente pro meu irmão!! ele adora leitura desse genero!
    A coisa agora é achar... XD

    ResponderExcluir
  6. O cara é louco mesmo pra ter coragem de lecionar uma matéria dessas! É bem como ele falou mesmo, a gente vai lá e cria um tela com as cores que queremos e fazemos disso nosso paraíso ou inferno, mas NÓS fazemos isso, não é culpa ou mérito de ninguém.

    ResponderExcluir
  7. NOssa... que post muito bom e dica super interessante!!! Acho que terei de procurar o livro para conhecer a origem de ASSOMBRO hehehe

    Abraços do Pelarau
    http://blogdopelarau.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Uma amiga já leu esse livro e o elogia d+!!! Estou pensando em comprar um para ela de niver, já que o que ela leu era emprestado e ela perdeu o contato com a pessoa...
    Não sabia o nome do autor, nem editora, mal lembrava o nome do livro, mas ao ver essa capa me lembrei! Seu blog foi muito útil!!!
    Valeu!
    Parabéns pelo blog pois é muito interessante!

    ResponderExcluir
  9. Interessante, ainda não conhecia esse livro. Acho que ele levanta pontos interessantes, mas gostei principalmente da parte sobre se amar, amar a si mesmo. É aí que tudo começa - quem não se ama, não ama ao próximo.
    Ótimo seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Deixar a vodca é tomar juízo. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, lindo, lindo!!

    meu blog: http://librianodoamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. É, concordo plenamente: para poder se achar, é preciso primeiro se perder! Gostei muito do post!
    meu humilde blog: http://rafakusznievicz.blogspot.com

    ResponderExcluir