quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

RESENHA: SOBRE O VÍDEO DOCUMENTÁRIO O FIO DA NAVALHA

O vídeo fala sobre a história e filosofia da capoeira à partir de um estruturalismo, criado no Brasil. Tem depoimento de várias figuras ilustresA origem da capoeira: de como se deu de forma orgânica no sentido que, nasce naturalmente dos fatos históricos que trouxeram o negro até aqui, tendo sido auto-gerado como um ato de resistência, gerada pela dor e pela força adquirida e latente do negro/a. 
    As maltas: provavelmente a questão que inspirou o nome do vídeo, passagem relatada por um antropólogo, época em que foi Introduzida a técnica da navalha voadora. Muitos negros que conseguiram voltar do massacre da guerra foram aliciados, e por ironia do destino, por necessidade, pelo estado conservador, ou seja pelos partidos conservadores, que também tiveram participação ativa sobre as leis que de certa forma 'favoreceram' os escravos/as, lei do ventre livre, abolição... capoeiragem então teve um forte envolvimento na participação política na segunda metade do século xix. 
  Mestre Pastinha e a Angola: na época de Pastinha havia uma associação mais preconceituosa ainda da capoeira com terreiros de Candomblé. Jaime Sodré historiador entende que o verdadeiro capoeira era mandingueirouma condição antes vista como parte da cultura, uma proteção transcendente para o capoeira, que faz uma transição entre a física e a metafísica tão profundamente estudada e aprofundada pelos filósofos mais conceituados da história e pelas construções do catolicismo. É nesse ponto que se aponta as religiões de matriz africana como um sincretismo em relação a religião católica. Onde há uma associação, entre os santos das distintas religiões. Curiosamente a entidade manifesta na Umbanda e no Candomblé (religiões de matriz africana)por exemplo, é semelhante a Carismática da Igreja Católica, e aos cultos (de descarrego) de diversos tipos de cultos evangélicos, com características distintas, logicamente. Essa transcendência, é algo que não é aceito por filósofos e indivíduos céticos, mas que foi amplamente e profundamente estudada e compreendida por nomes de peso da história da idade média como São Tomás de Aquino e Santo Agostinho. Então, a exegese da religião se aplica também as religiões de matriz africana, e merece respeito! Não é preciso desconversar ou colocar a discussão de lado mas se já existe um estruturalismo ótimo, e talvez seja a hora de se pensar o pós estruturalismo para ampliar e aprofundar a questão. 
    Mestre Bimba: tinha a característica de ser belicoso e encorpado. Percebe-se que na capoeira há uma certa recusa em aceitá-la como uma dança e afirmá-la como um luta, onde um olho fica no jogo e o outro fica no bote. A Regional investiu na plástica dos movimentos bem definidos, aplicados, demonstrados. O aluno para ser batizado na capoeira precisa ter a ciência de muitos golpes específicos. Quando um faz a chamada o outro tem que ficar esperto na capoeira, porque o ataque pode vir a qualquer momento, e detalhe, quem manda no jogo, nessa situação é quem faz a chamada, o outro capoeira tem de respeitar essa regra e ficar atento, podendo apenas defender-se (resistir), porém, não pode atacar quem fez a chamada.  
    Mestre Artur Emídio: Um dos capoeiras que difundiu a capoeira no exterior, no cinema, teve contato com figuras muito ilustres, como o cineasta e ator Glauber Rocha -, "Inventar-te-ia antes que os outros te transformem num mal-entendido." G. ROutros participantes que contribuíram para o documentário, Mestre Decânio; diz que 'A Capoeira regional nasceu da união de raças e cultura' (com seus  polos negativos e o positivos). Nasceu na Bahia, pela união da cultura Africana representada pelo ritmo Ijexá + Língua Yoruba + a associação ao Berimbau (grande mestre/ instrumento), Mestre Peixinho, Mestre Camisa, Mestre Genaro, Mestre Nenel, Mestre Itapuã, Mestre Cobrinha mansa, Mestre João Pequeno, Mestre Nestor CapoeiraMestre Faísca; 'A criança mostra simplicidade não mostra vaidade'. É mencionado no vídeo também o espaço Capue do Pelourinho, participação também de Mestre Damião, Mestre Brasília, Mestre Suassuna, entre outros...
    Uma crítica sobre a estética do vídeo remete com intuito de tentar desmistificar e clarificar o fato de a metafísica ser um traço em comum entre todas as religiões, i.e sobre a ciência primeira (filosofia), a condição para tal, é a de ser necessária. Porém enquanto esporte, se estabelece, enquanto regional surge na tentativa de anular o preconceito secular com a história da capoeira (perdendo algumas características essenciais, que possuía inicialmente, e fazendo a demarcação entre a Angola e a Regional...), temos a Beleza dos Movimentos da capoeira completamente aberta ao mundo, aos olhos de quem pode ver, a música aos ouvidos de quem pode escutar a força da musicalidade, e a vibração de quem a possa sentir no coração. É uma atividade a capoeira, que tem vários níveis, sua formação é extensa, mas é para todos. A Capoeira sofreu a tentativa de ser falsificada durante muito tempo e, é justamente por isso que é esse fenômeno mundial, porque vem passando pelos testes, portanto a teoria científica de Vicente Joaquim Pastinha e Manoel dos Reis Machado está corroborada e totalmente legítima. 
    Observando vídeos (outros) de portadores de necessidades especiais (capoeira adaptada)também é bonito de ver, a sintonia de seus movimentos a priori descompassados, mas na gestualidade, na conexão com o outro/a na roda, é provido de sentido. A propriocepção na capoeira também é algo que merece atenção, pois demanda desenvolvimento da técnica, para os profissionais com formação (não especificamente no senso estrito)Também pode e pode ser reconhecido como algo de bom e belo. Então esse vídeo abordado é um conjunto de história, filosofia, luta -, na pedagogia, na política, na camaradagem, enfim sobre a Capoeira em si, na vida, e sob vários aspectos, por Capoeiristas que fazem desta luta, uma verdadeira arte em suas vidas. Alguns benefícios da Capoeira: faz bem para o corpo e para a mente, como todo esporte que se preze, com a responsabilidade de ser um dos elementos da cultura Brasileira mais genuínos e conhecidos do planeta de todos os tempos.

P.S.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário