sábado, 8 de maio de 2010

Metodologia de nutrição.





Strawberry Fields Forever


POF (Pesquisa de orçamentos familiares) 2008-2009:mais de 90% da população comem poucas frutas, legumes e verduras.

     O consumo alimentar da população brasileira combina a tradicional dieta à base de feijão, arroz com alimentos com poucos nutrientes e muitas calorias. A ingestão diária de frutas, legumes e verduras está abaixo dos níveis recomendados pelo ministério da saúde (400g) para mais de 90% da população. Já as bebidas com adição de açúcar (sucos, refrescos, e refrigerantes) têm consumo elevado, especialmente entre os adolescentes, que ingerem o dobro da quantidade registrada para adultos e idosos, além de apresentarem alta frequência para de consumo de biscoitos, liguiças, salsichas, mortadelas, sanduíches e salgados e uma menor ingestão de feijão, saladas e verduras.
     A ingestão de alguns alimentos componentes de uma dieta saudável, como arroz, feijão, peixe fresco e farinha de mandioca, diminui à medida que aumenta o rendimento familiar per capita. Já o consumo de pizzas, salgados fritos, doces e refrigerantes se eleva. A ingestão de frutas, verduras e laticínios diet/light também aumenta com a renda.
     Na área rural, as médias de consumo individual diário foram maiores para arroz, feijão, peixe fresco, batata-doce, farinha de mandioca e manga, entre outros. Já na área urbana, destacaram-se refrigerantes, pães, cervejas, pizzas e biscoitos recheados.
    O consumo médio de calorias fora do domicílio correspondeu a aproximadamente 16% da ingestão calórica total e foi maior nas áreas urbanas, na região sudeste, entre os homens e para indivíduos na faixa de renda familiar per capta mais elevada.
     Entre as prevalências de inadequação de consumo (percentuais de pessoas que ingerem determinado nutriente em níveis abaixo das necessidades diárias ou acima do limite recomendado) destacam-se o excesso de gorduras saturadas e açucar (82% e 61% da população respectivamente) e escassez de fibras (68% da população).

Fonte:   http://www.ibge.gov.br


 


















 Provérbio: "A banana de manhã é ouro,à tarde é prata e a noite mata"




Alguém sabe decifrar esse enigma (provérbio) ahuahuahuahauauh, ????????????////











27 comentários:

  1. Deu água na boca isso aí, hein... essas bananas amarelinhas e nutritivas... massa! Valeu! Vou te seguir, me segue?

    ResponderExcluir
  2. nuss
    fikei com fontade
    xDD
    muito bom

    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. comecei a fazer curso tec em nutrição mas mudei para enfermagem
    aonde fazia o curso vai implementar uma estufa pra cultivar produtos orgânicos é bom que muda o pensamento do pessoal

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe não diz esse ditado mas reclama toda vez que eu como banan de noite.
    Mas eu percebo que fico com a barriga meio cheia (apesar de não comer muito)!

    ResponderExcluir
  5. Assim, na verdade eu não sei muito bem como funciona esse prêmio Dardos...apenas segui as instruções do post.

    =)

    ResponderExcluir
  6. Acho que na maioria das escolas públicas já tem nutricionistas, mas não adianta nada as crianças comerem bem e aprender o que é bom e o que não é na escola e chegar em casa e 'esquecer' de tudo que se foi falado lá.

    http://futurismologa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ta certo
    já q nao tem nada em casa

    ResponderExcluir
  8. como é complicada esta questão da alimentação saudável e crianças.. é importante que haja uma revisão nisto nas escolas... muito bom o seu post

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que não resta dúvida de que uma alimentação saudável é aquela variada e completa. Na verdade, acho que há menos "ciência" nisso do que querem que pareça ...

    ResponderExcluir
  10. mulherices, + uma vez creio q vc está enganada, existem casos diversos em relação a nutrição, tem gente q é alergico a gluten, leite, camarão, sei lá mais o que...vi um caso muito interessante outro dia de um menino alergico a qualquer tipo de alimento, menos a carne de rã... estranho né, na minha familía comemos de tudo, sem retrições, por tanto ficando ao gosto de cada um...certamente haverá deficiencias alimentares, q causam obesidade, azia, prisão de ventre, diarréias e por ai vai, como gastrite em casos de pessoas q pouco se alimentam etc vlw!

    ResponderExcluir
  11. hahahahaa, amei o provérbio da banana.
    Só que de noite ela mum me mata nao, me serve de consolo, kakakakakakak /arrazeeei o/ bateee amihga

    ResponderExcluir
  12. UHAHUAHUAHUAHUUHAHUHUAHHAUUAH

    da banana foi boa :p

    pois é, tem pessoas que não gostam e outras sim, axo que a educação alimentar tinha que começar em casa e passar pela escola.

    ResponderExcluir
  13. eu nao gosto de verde nem frutas mas varios medicos falam de mim por causa disso...
    me ferrei ,devo comer mais desse alimentos se nao meu futuro sera ruim

    ResponderExcluir
  14. hoje tá difícil.. a criançada só quer saber de chips e bolacha e outras besteiras.. aqui na minha cidade a secretaria de saúde tem um programa de alimentação saudável que deveria ser seguido no brasil todo.

    ResponderExcluir
  15. Haaaii nem me fale de nutriçao , atualmente eu moro no mexico e quando agente chega e ve o tanto dep orcaria industrializa vende aqui (biscoitos, donas, bolo, rosquinhas, a variedade de jujubas) é horrivel eu juro que de manha o pessoal aqui como fritura ou pacotinhos de bolo e cocacola o pessoal aqui vive de coca cola nao tomam agua nem a pau, a agora o governo resolvel toma uma atitude sobre isso mas vai ser dificil porque as empresas que fabricam essas coisas tem muita influeencia mas vamo no que que dá porque oindice de rianças oesas aqui é assustador , é de indignar na verdade. u.u'

    ResponderExcluir
  16. É, seria bom se todos tivessem a consciencia e as vezes tempo e condiçoes de se alimentar de forma correta.

    ResponderExcluir
  17. hoje em dia é difícil para uma criança comer comidas saudáveis...vão ao shopping, e lá tem o mac donalds....como elas vão querer comer alface frutas e alimentos integrais? é só sorvete bolacha salgadinho e fast food...e o risco de diabetes juvenil aumenta muito com isso...

    www.arcadetotal.com

    www.dinheirooportunidade.com.br

    ResponderExcluir
  18. O provérbio da banana é muito bom! rsrsrs...

    Existem alimentos que são muito nutritivos e gostosos. E é possível fazer as crianças gostarem. Basta arrumar os pratos bem coloridos e divertidos, fazer saladas de frutas, que eles vão gostar. É melhor aprender isso enquanto criança pra depois não virar um adulto que não come nada que preste! rsrs...

    Adorei! Vou te seguir, ok?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Sou professora de Educação Básica I e é fato que a cultura familiar somada à mídia influenciam diretamente nos hábitos alimentares inadequados das crianças. Muitas rejeitam antes mesmo de experimentar certos alimentos e já afirmam não gostar. Concordo com a necessidade de acompanhamento por nutricionistas nas escolas de forma mais efetiva do que geralmente oorre, projetos envolvendo horta, com a participação dos alunos também são de grande valia, poios eles apresentam mais interesse pelos alimentos que viram/ ajudaram a plantar. Enfim, creio que deva existir parcerias entre os professores e profissionais especializados em horta e nutrição, para um trabalho mais consistente e satisfatório. Há dois anos atrás houve um projeto semelhante na prefeitura de Guarulhos, onde trabalho, mas não abrangia todas as escolas da rede, o que fez com que deixasse a desejar. E para apresentar uma matéria na TV Cultura, houve a participação de apenas uma classe, e não de toda a escola. Por isso defendo uma coisa mais ampla e consistente que atenda a todos os alunos das escolas públicas e privadas, sem deixar de mencionar a importância de conscientizar as famílias nesse papel, além de ter as crianças como disseminadoras desses saberes.

    ResponderExcluir
  20. Provérbio~> De manhã faz muito beem, de tarde +/- e de noitee nãao faz beem?

    Bjoos

    ResponderExcluir
  21. Já reparou que tudo que é bom é ruim para nós? hahahahaha

    ResponderExcluir
  22. Alimentação adequada e saudável é essencial para uma vida melhor!

    ResponderExcluir
  23. Alimentação é o primeiro passo para uma melhor vida

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante... mais interessante ainda, é o provérbio! Hehehehe...

    Abraçossss!

    ResponderExcluir
  25. as crianças não tem noção de uma alimentação saudável,por que desde os primeiros meses de vida seus pais já começam a dar produtos industrializados.Quando maiores elas tem uma dificuldade muito grande de mudança de hábitos.

    ResponderExcluir
  26. Eu ia dizer que imagem é tudo...+ pqp cade as imagens aff!! help me

    ResponderExcluir
  27. Repensando idéias alimentares :)

    ResponderExcluir